reflexologia




CAMINHAR
CAMINHO ENTRE AS NUVENS,
POR ENTRE OS BOSQUES, NO MEIO DAS ÁRVORES.
CAMINHO PELA GRAMA, PELAS CHAMAS,
PELAS ÁGUAS.
CAMINHO POR MINHA VIDA, POR MEU ESPAÇO,
APENAS VOU, APENAS CAMINHO
SEM ME PREOCUPAR COM MINHAS PEGADAS.

MARCIA F.M. ORTIZ


REFLEXOLOGIA


-ORIGEM-

A ÍNDIA E A CHINA CONHECIAM, HÁ 5000 ANOS, UMA FORMA DE TRATAMENTO POR MEIO DOS PONTOS DE PRESSÃO. FICA EVIDENTE A EXISTÊNCIA DE UMA INTERAÇÃO ENERGÉTICA ENTRE O MICRO E MACROCOSMO. O HOMEM PELA RESPIRAÇÃO ABSORVE A ENERGIA YANG E PELA ALIMENTAÇÃO SORVE A ENERGIA YIN. ESTAS DUAS ENERGIAS JUNTAMENTE COM A ENERGIA ANCESTRAL FORMAM AS ENERGIAS NUTRIDORAS E DEFENSIVAS.

A REFLEXOLOGIA FOI REDESCOBERTA PELO DR. WILLIAN FITZGERALD, NASCIDO NOS USA EM 1872, GRADUOU-SE EM MEDICINA E PRATICOU EM HOSPITAIS DA EUROPA JUNTO A PROFESSORES CONHECIDOS MUNDIALMENTE.
ENQUANTO ERA CHEFE DO DEPARTAMENTO DE NARIZ E GARGANTA DESCOBRIU A ZONOTERAPIA E LEVOU ESTE CONHECIMENTO AO MUNDO MÉDICO. FALECENDO NOS EUA, EM 1942.


ELE CONSIDEROU A POSSIBILIDADE DE TRATAR O CORPO POR MEIOS DE PONTOS DE PRESSÃO IDENTIFICADOS NOS PÉS.
EM 1916, O DR. E. BOWER DESCREVEU PUBLICAMENTE O TRATAMENTO PROPOSTO PELO DR. FITZGERALD, DANDO-LHE O NOME DE "TERAPIA ZONAL', NO ANO SEGUINTE, O TRABALHO DOS DOIS FOI PUBLICADO NO LIVRO ZONA THERAPY. A OBRA CONTINHA PROPOSTAS E RECOMENDAÇÕES TERAPÊUTICAS PARA CLÍNICOS, DENTISTAS, GINECOLOGISTAS, ESPECIALISTAS EM DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ, GARGANTA, QUIROPRÁTICOS. NA 1ª EDIÇÃO DO LIVRO TINHA DIAGRAMAS DE REFLEXOS DOS PÉS E A CORRESPONDENTE DIVISÃO DE DEZ ZONAS DO CORPO.

A REFLEXOLOGIA ENSINA QUE UMA VITAL CHAMADA FORÇA DE VIDA OU PRANA CIRCULA DE UMA MANEIRA RÍTMICA EQUILIBRADA ENTRE TODOS OS ÓRGÃOS DO CORPO. ELA TAMBÉM PERMEIA TODA CÉLULA E TECIDOS VIVOS. SE ESSA ENERGIA FOR BLOQUEADA, O ÓRGÃO RELACIONADO COM O BLOQUEIO PASSARÁ A SOFRER ALGUM MAL-ESTAR. DO MESMO MODO, AS DOENÇAS VINCILADAS COM AS BACTÉRIAS E VÍRUS PODEM PERTURBAR O EQUILÍBRIO ENERGÉTICO DO CORPO.

A SOLA OU PLANTA DOS PÉS E A PALMA DAS MÃOS SÃO UMA IMAGEM ESPETACULAR DO CORPO INTEIRO; ISSO PORQUE É AÍ QUE A ENERGIA TERMINA NAS MÃOS, RAZÃO POR QUE É MUITO MAIS BENÉFICO TRATAR OS PÉS. SE HOUVER UM BLOQUEIO DE ENERGIA EM ALGUMA ZONA, O PACIENTE TERÁ DOR QUANDO ESSA ÁREA PARTICULAR ESTIVER SENDO TRATADA NOS PÉS.

OS PÉS SUPORTAM O PESO DO CORPO E AGEM COMO ALAVANCAS PARA LEVANTAR O CORPO E MOVÊ-LO PARA A FRENTE. É, POIS, IMPORTANTE QUE OS NOSSOS PÉS SEJAM MANTIDOS EM BOAS CONDIÇÕES. AS UNHAS DEVEM SER SEMPRE CONSERVADAS CURTAS E A PELE ÁSPERA DEVE SER REMOVIDA.

ANTES DA REALIZAÇÃO DE UM TRATAMENTO REFLEXOLÓGICO, É VITAL QUE SE FAÇA UMA OBSERVAÇÃO VISUAL DOS PÉS. DEVEMOS PROCURAR QUAISQUER ANORMALIDADES NA ESTRUTURA ÓSSEA, NA COR DA PELE E NA TEMPERATURA DOS PÉS. ISSO PODE DAR A INDICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE UMA DOENÇA NO CORPO.
AS ESPERADAS: ALIVIAR OS FOCOS DE TENSÃO, RELAXAMENTO, MELHORAR CIRCULAÇÃO, PRODUZIR ALÍVIO EMOCIONAL, LEVAR AO AJUSTE FÍSICO E ESPIRITUAL, EQUILÍBRIO DOS CHAKRAS, LEVAR O PACIENTE EM CONTATO COM ELE MESMO(MEDITAÇÃO), ABERTURA DE CONSCIÊNCIA, IDÉIAS NOVAS, SENTIR-SE AMADO.

OS PÉS REPRESENTAM NOSSA POSTURA DIANTE DA VIDA, O CONTATO COM A MÃE 'TERRA', O MAIS ÍNTIMO DO SER HUMANO, TOCAR NOS PÉS DE ALGUÉM É UM ATO DE EXTREMO AMOR, HUMILDADE DO VERDADEIRO AMOR INCONDICIONAL.



CALATONIA

RELAXE A MENTE, O CORPO E A ALMA COM A CALATONIA

A CALATONIA É UM MÉTODO BASTANTE EFICIENTE DE RELAXAMENTO PROFUNDO QUE LEVA À REGULAÇÃO DO TÔNUS, REEQUILIBRANDO A ENERGIA FÍSICA E MENTAL. TAL PRÁTICA PODE SER INICIADA NO MEIO FAMILIAR, COM UMA TROCA AFETIVA ENTRE PAIS E FILHOS, PARENTES E AMIGOS, PROMOVENDO NÃO SÓ A TRANQUILIDADE E DESCONTRAÇÃO, MAS TAMBÉM UMA INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS.

OS BENEFÍCIOS DA CALATONIA PODEM SE ESTENDER AOS PROFISSIONAIS DAS ÁREAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, COMO PSICÓLOGOS, MÉDICOS, FISIOTERAPEUTAS, MASSAGISTAS, TERAPEUTAS, EDUCADORES, ENTRE OUTROS.
O TERMO ORIGINA-SE DO GREGO KHALAÓ QUE SIGNIFICA DEIXA IR, DESCOBRIR O QUE ESTÁ ESCONDIDO, TIRAR OS VÉUS, ABRIR UMA PORTA.


A TÉCNICA CONSISTE EM ESTÍMULOS ATRAVÉS DE UMA SÉRIE DE NOVE TOQUES SEQUENCIAIS QUE O TERAPEUTA IRÁ EXECUTAR NOS DEDOS DOS PÉS, SOLA DOS PÉS E PERNAS DO PACIENTE. ESSES TOQUES SE UTILIZAM DO ALTO POTENCIAL DA NOSSA SENSIBILIDADE CUTÂNEA. A NOSSA PELE É CARREGADA DE TERMINAÇÕES NERVOSAS. NOS PÉS ENCONTRAM-SE OS PRINCIPAIS PONTOS DE REPRESENTAÇÃO DAS ESTRUTURAS CEREBRAIS CORRESPONDENTES AOS DIVERSOS ÓRGÃOS DO CORPO.
NUMA PRIMEIRA SESSÃO JÁ É POSSÍVEL SENTIR ALGUNS EFEITOS ATRAVÉS DE UMA DESCONTRAÇÃO MUSCULAR. MAS ESTES ESTÍMULOS PODEM REPERCURTIR ALÉM, ATRAVESSANDO O CORPO PELAS LINHAS IMAGINÁRIAS E CHEGANDO ATÉ O REFLEXO DA CABEÇA, PROPORCIONANDO UM RELAXAMENTO PROFUNDO.

SÃO INÚMEROS OS BENEFÍCIOS DA CALATONIA, ENTRE ELES:
* MELHORA DE INSÔNIA;
*AUXÍLIO NO TRATAMENTO DE OBESIDADE;
*ESTRESSE;
*RAIVA E ÓDIO;
*HIPERTENSÃO.

OS TOQUES CALATÔNICOS AINDA PODEM INDUZIR UMA PESSOA A UMA REAVALIAÇÃO DE VALORES, LIBERANDO BLOQUEIOS E RESTABELECENDO O EQUILÍBRIO INTERIOR.


A CALATONIA SURGIU DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL E A PARTIR DE OBSERVAÇÕES FEITAS NUM HOSPITAL DA CRUZ VERMELHA.


COM A FALTA DE REMÉDIO PARA ALIVIAR A DOR, OS TOQUES PRODUZIRAM ÂNIMO AOS OPERADOS, MELHORANDO A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE. ALGUM TEMPO DEPOIS, ESSAS EXPERIÊNCIAS FORAM LEVADAS À POPULAÇÃO DA ALEMANHA E ACRESCENTADAS ÀS TEORIAS DE SCHULTZ , SOTKVIS E WEESENHUTTER E
PELO MÉDICO HÚNGARO PETHO SANDOR . O DR. SANDOR, EM 1949, TROUXE A CALATONIA AO BRASIL E, POR MAIS DE 40 ANOS, ATUOU COMO PSICÓLOGO CLÍNICO E PROFESSOR DE PSICOLOGIA PROFUNDA, DIFUNDINDO A CALATONIA NO BRASIL.