O sentido da vida é a própria vida. Contardo Calligaris

                                                             PSICANÁLISE  atendimento online com marcia ortiz


           O INÍCIO DA SOCIEDADE PSICANALITICA DE VIENA, QUE SERVIU DE BASE PARA TODAS AS DEMAIS SOCIEDADES DA PSICANÁLISE ESPALHADAS PELO MUNDO, SE DEU ATRAVÉS DOS PRIMEIROS SIMPATIZANTES E SEGUIDORES DE FREUD. DENTRE ELES PODEMOS DESTACAR DOIS OUVINTES DE FREUD NA UNIVERSIDADE, QUE ACOMPANHAVAM AS SUAS CONFERÊNCIAS SOBRE A PSICOLOGIA DAS NEUROSES. ELES ERAM MÉDICOS E SE CHAMAVAM  MAX KAHANE E RUDOLF REITLER, SENDO QUE ESTE ÚLTIMO FOI O PRIMEIRO PSICANALISTA DA HISTÓRIA, EVIDENTEMENTE DEPOIS DO PRÓPRIO SIGMUND FREUD. MAX KAHANE INDICOU PARA ANÁLISE UM AMIGO SEU CHAMADO WILHELM  STEKEL, QUE PERCEBENDO OS BENEFÍCIOS DA PSICANÁLISE TORNOU-SE TAMBÉM PSICANALISTA EM 1903.

OUTRO MÉDICO VIENENSE QUE SE TORNOU SEGUIDOR DE FREUD NESTA ÉPOCA FOI ALFRED ADLER. DESTA FORMA, QUANDO FREUD CONVIDOU SEUS PRIMEIROS SEGUIDORES PARA CONVERSAREM  SOBRE A PSICANÁLISE EM SUA CASA, ELE CONTAVA COM KAHANE, REITLER, STEKEL E ADLER. TODAS AS QUARTAS-FEIRAS À NOITE ELES SE REUNIAM PARA ESTA CONVERSA NA SALA DE ESPERA DE FREUD E ESTAS REUNIÕES RECEBERAM O NOME DE “SOCIEDADE PSICOLÓGICA DAS QUARTAS-FEIRAS”.

 STEKEL ENTREGAVA NESTA ÉPOCA UM RELATO DESTES ENCONTROS SEMANAIS PARA O PERIÓDICONEUES WIENER TAGBLAT.

             ENTRETANTO, FOI NO ANO DE 1904 QUE SURGIU O PRIMEIRO

                     RECONHECIMENTO INTERNACIONAL IMPORTANTE PARA A HISTÓRIA DA PSICANÁLISE.

            POR ESTE MOTIVO INICIOU-SE EM 1906 UMA INTENSA         CORRESPONDÊNCIA  ATRAVÉS DE CARTAS ENTRE OS DOIS MAIORES GÊNIOS CONHECIDOS ATÉ HOJE DAS CIÊNCIAS DA MENTE, QUE FORAM SIGMUND FREUD E CARL GUSTAV JUNG.

                       

OUTRO FATO IMPORTANTE ACONTECIDO NESTA ÉPOCA FOI O PRIMEIRO CONGRESSO PSICANALÍTICO INTERNACIONAL ( QUE FOI DENOMINADO POR JUNG DE ENCONTRO PARA A PSICOLOGIA DE FREUD) REALIZADO EM 26 DE ABRIL DE 1908 EM SALZBURG, NA ÁUSTRIA. 

                                         " TRANSPESSOAL "  

COMO A ABORDAGEM TRANSPESSOAL OBSERVA O SER HUMANO COMO UM TODO, ELA CONSIDERA OS ASPECTOS ORGÂNICOS, MENTAIS, EMOCIONAIS E ATÉ ESPIRITUAIS DAS PESSOAS.

 NÃO APENAS NAS QUESTÕES DAS DOENÇAS, MAS TAMBÉM NA PRÓPRIA QUALIDADE DE VIDA DESTAS PESSOAS. O TERMO “ESTRESSE” SE POPULARIZOU E ELE DEMONSTRA O EFEITO DE TODAS AS TENSÕES QUE AS PESSOAS VIVEM EM SEU COTIDIANO. ESTE “ESTRESSE” PODE SER: A)FÍSICO, QUANDO AS CONDIÇÕES DO AMBIENTE FÍSICO SÃO ESTRESSORAS; B) AMBIENTAL, QUANDO O AMBIENTE EXTERNO PRESSIONA O INDIVÍDUO OU ; C) EMOCIONAL, QUANDO AS EMOÇÕES INTERFEREM  NEGATIVAMENTE NA VIDA ORGÂNICA, MENTAL E ESPIRITUAL. O FATOR MAIS ESTUDADO RECENTEMENTE E CONSIDERADO COMO SENDO O MAIOR RESPONSÁVEL PELO “ESTRESSE” É FATOR EMOCIONAL E SÓ ISSO JÁ DEMONSTRA A GRANDE IMPORTÂNCIA DE TRABALHARMOS ADEQUADAMENTE COM AS NOSSAS EMOÇÕES.

                                     

A PSICANÁLISE TRANSPESSOAL, QUE SE PROPÕE A EXPANDIR ESTE CAMPO TRANSPESSOAL  ÀS PESQUISAS RELATIVAS À MENTE HUMANA E OS SEUS MECANISMOS MAIS PROFUNDOS.

 A PSICANÁLISE TRANSPESSOAL POSSUI A SUA FUNDAMENTAÇÃO NA TEORIA DE SIGMUND FREUD E ACRESCENTA AS TÉCNICAS ATUAIS, TAIS COMO: RELAXAMENTO PROGRAMADO, LINHA DO TEMPO, VISUALIZAÇÃO CRIATIVA, DIÁLOGO INTERIOR E OUTRAS AINDA. DESTA FORMA, ELA PROPORCIONA UM TRABALHO CLÍNICO QUE POSSUI UMA SÓLIDA BASE E UMA CONSTANTE ATUALIZAÇÃO. 

OS PROBLEMAS MUNDIAIS MUDARAM MUITO DESDE A ÉPOCA DE FREUD E ATUALMENTE SE TORNA NECESSÁRIO TRABALHAR EM PSICANÁLISE COM ESTES PROBLEMAS ATUAIS.

 ESTA É A PROPOSTA DA PSICANÁLISE TRANSPESSOAL, QUE DESPONTA NESTE MOMENTO HISTÓRICO TRAZENDO NOVOS RUMOS PARA A CIÊNCIA PSICANALÍSTICA, QUE COMO TODOS OS DEMAIS CAMPOS  NECESSITA DE UMA ATUALIZAÇÃO.

A PALAVRA TRANSPESSOAL FOI UTILIZADA PELA PRIMEIRA VEZ NO IDIOMA INGLÊS PELA FAMOSA TEOSOFISTA ALICE BAILEY(1880- 1949), QUE FUNDOU POSTERIORMENTE  “UMA ESCOLA  ARCANA”. ESTE TERMO FOI POSTERIORMENTE UTILIZADO PELO PSICÓLOGO GARDNER MURPHY, PELO PSIQUIATRA ROBERTO ASSAGIOLI E POR MUITOS OUTROS ESTUDIOSOS DO PSIQUISMO HUMANO.

SMUTS DEFENDIA A CONCEPÇÃO DE QUE, EM TODO O UNIVERSO, O “TODO ESTÁ NAS PARTES E AS PARTES ESTÃO NO TODO”. OU SEJA, ELE PROCUROU DEMONSTRAR QUE O HOLISMO SERIA UMA ESTRUTURA SUBJACENTE AO PRÓPRIO UNIVERSO E QUE EM CADA FRAGMENTO DO UNIVERSO ENCONTRARÍAMOS A ESTRUTURA DO TODO.

                                          

                                              A PSICANÁLISE, EM ESPECIAL, ESTÁ ESTREITAMENTE CORRELACIONADA COM OS MOVIMENTOS HOLÍSTICOS, JÁ QUE UM DOS MAIS IMPORTANTES DIVULGADORES DA FILOSOFIA DO HOLISMO FOI O PSICANALISTA AUSTRÍACO ALFRED ADLER.

FREUD PROSSEGUIU SEUS ESTUDOS AVANÇADOS, AINDA DENTRO DE UMA ABORDAGEM NADA CONVENCIONAL. ELE PASSOU A ESTUDAR OS SONHOS, QUE ERAM MUITO DESPREZADOS PELA CIÊNCIA DA ÉPOCA. A VISÃO QUE SE TINHA A RESPEITO DOS SONHOS É QUE ELES SERIAM MERAS FANTASIAS, SEM QUALQUER IMPORTÂNCIA E SEM QUALQUER SIGNIFICADO. 

FREUD DESCOBRIU A IMPORTÂNCIA  E O SIGNIFICADO DOS SONHOS, DESCORTINANDO O UNIVERSO INCONSCIENTE DAS PESSOAS.


UM DOS FATORES QUE CHAMOU A ATENÇÃO DE FREUD PAR O OCULTISMO FOI A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM 1919 COM CARL GUSTAV JUNG. DIANTE DO OLHAR ASSOMBRADO DE FREUD, JUNG CONSEGUIU PRODUZIR ALGUNS RUÍDOS (ESTALOS, ESTAMPIDOS) NOS OBJETOS DE SUA CASA. 

                                                   


COMO SABEMOS ATUALMENTE, CARL G. JUNG APRESENTAVA ALGUNS FENÔMENOS INCOMUNS E POR ESTE MOTIVO ESTUDOU TÃO PROFUNDAMENTE O OCULTISMO, A ALQUIMIA, AS RELIGIÕES ORIENTAIS E TANTOS TEMAS DO MISTICISMO, SENDO UM DOS PRINCIPAIS PRECURSORES DO MOVIMENTO TRANSPESSOAL.


( material de apostilas de transpsicanálise -Andre Keppe  e pesquisas)

 



 Tipos Psicológicos

Jung sentia que a ênfase da psicanálise nos fatores eróticos era um ponto de vista unilateral, uma visão reducionista da motivação humana e do seu comportamento. Ele propôs que a motivação do homem fosse entendida em termos de uma energia de vida criativa geral - a libido - capaz de ser investida em direções diferentes, assumindo grande variedade de formas. A libido corresponderia ao conceito de energia adotado na Física, a qual pode ser interpretada em termos de calor, eletricidade, motricidade, etc. As duas direções principais da libido são conhecidas como extroversão (projetada no mundo exterior, nas outras pessoas e objetos) e introversão (dirigida para dentro do reino das imagens, das ideias, e do inconsciente). As pessoas em quem a primeira tendência direcional predomina são chamadas extrovertidas, e introvertidas aquelas em quem a segunda direção é mais forte.

A sua necessidade em criar uma tipologia psíquica decorreu da questão que nasceu em seu interior acerca de sua divergência com Freud e até com outros profissionais. Ele poderia, assim, ter perguntado: "Por que divirjo de Freud?". A resposta tomou forma na análise que fez das teorias psicológicas de seu mestre e de Adler, também um ex-discípulo de Freud. Para este as neuroses derivavam de problemas com os instintos, para o outro do próprio ego, no seu sentimento de superioridade ou inferioridade. Um, portanto, extrovertido, e o outro introvertido. Jung também propôs que se poderia agrupar as pessoas de acordo com o seu maior desenvolvimento em uma das quatro funções psicológicas: pensamento, sentimento, sensação, ou intuição. Transformações de libido de uma esfera de expressão para outra - por exemplo, de sexualidade para religião - são realizadas por símbolos que são gerados durante a mudança de personalidade.

pensamento:   associado ao processo de pensamento cognitivo.

indica o que significa a coisa percebida.


sentimento: é a função que atribui valor ao objeto.

sendo o julgamento baseado em relações de admiração ou recusa do objeto.


sensação:percepção através dos órgãos do sentido.

o que está ao redor do indivíduo.


intuição:refere-se à percepção do inconsciente ,o que as coisas ocultam.

sendo a compreensão imediata e não reflexiva.

(pesquisa em material do curso de psicanálise )